jurimetria

Jurimetria: o que é e quais os benefícios da análise de dados no Direito

Erik Navarro Postado em 21/01/2020

O Direito sempre foi uma ciência tradicional e relutante às mudanças externas. No entanto, essa situação vem mudando nos últimos anos. O surgimento de novas ferramentas automatizadas e a instauração da advocacia 4.0 são os principais exemplos que demonstram que o Direito vem se adaptando às transformações tecnológicas.

Diante desse cenário, a Jurimetria está se destacando e ganhando cada vez mais relevância no meio jurídico. Afinal, nada melhor do que aliar as ideias subjetivas e abstratas do Direito com os dados, estatísticas e operações concretas que podem ser obtidos por meio dessa nova ciência.

Quer modernizar o seu escritório de advocacia e a sua rotina jurídica? Então, está na hora de você conhecer melhor como funciona a Jurimetria. Este artigo vai explicar as principais questões envolvendo essa disciplina. Confira!

O que é a Jurimetria?

A Jurimetria é uma metodologia que utiliza diversas ciências a fim de chegar a um resultado jurídico confiável e completo. Ela aplica as técnicas de Estatística, Matemática e Probabilidade aos acontecimentos jurídicos, de forma a extrair informações úteis e valiosas.

Desse modo, o advogado terá em suas mãos informações relevantes que vão auxiliar no pleno exercício da advocacia. Nesse sentido, a Jurimetria também é considerada uma métrica do Judiciário. Afinal, a partir do estudo sobre os acontecimentos sociais e jurídicos, se torna possível entender melhor o cenário jurídico.

De uma maneira simplificada, é possível afirmar que a Jurimetria antecipa os fatos prevendo como eles devem acontecer. Isso é possível por meio da observância e compreensão dos fatos sociais e processos jurídicos. Trata-se, assim, de uma disciplina baseada na aplicação dos modelos estatísticos, a fim de compreender os processos e fatos jurídicos.

Nesse sentido, os softwares jurídicos vêm sendo utilizados como uma espécie de metodologia ágil, trazendo melhores resultados e otimizando a tarefa dos advogados. Essas ferramentas realizam a coleta de dados e fazem um cálculo estatístico a fim de antever os possíveis resultados de uma demanda, por exemplo.

Como a Jurimetria funciona de modo prático?

Os métodos de Jurimetria podem ser usados no momento da instrução probatória. Nesse sentido, é feito um estudo estatístico que chegará a uma quantificação jurídica, a fim de ajudar a parte litigante a conhecer as suas chances de obter sucesso na demanda judicial.

Um típico exemplo de Jurimetria aplicada no caso concreto é a pesquisa sobre as decisões que são proferidas por um determinado magistrado ou Tribunal. Após analisar a linha de raciocínio do operador do Direto, é possível entender a sua posição doutrinária. Com isso, as chances de obter êxito no processo são maiores.

Isso é possível graças aos softwares inteligentes que pesquisam situações, captam tendências e chegam a números precisos e exatos sobre determinada questão, como a quantidade de decisões semelhantes que foram proferidas por um juízo, ou então, o numero de vezes que uma determinada tese foi invocada para servir de fundamentação para uma sentença.

Além disso, se torna mais fácil criar um padrão jurídico íntegro e imparcial, que vai facilitar o trabalho dos advogados no momento de elaborar a fundamentação dos processos. Assim, antes de interpor um recurso, por exemplo, o advogado vai analisar se esse ato vale a pena, considerando as decisões anteriores que foram proferidas em outros processos.

Outro exemplo é a utilização de exames de perícias e laudos técnicos com o objetivo de confirmar e amparar as sentenças judiciais. Assim, o uso dessa ciência exata nos processos tem o potencial de trazer mais respaldo e segurança jurídica.

Quais são as vantagens de usar a Jurimetria?

A Jurimetria provoca impactos positivos nos escritórios jurídicos. Confira a seguir as principais vantagens de utilizar os métodos estatísticos e de probabilidades no setor jurídico.

Aumenta a produtividade dos profissionais

Sem os benefícios da Jurimetria, os advogados têm que gastar muito mais tempo realizando pesquisas manuais e localizando as informações importantes que deverão embasar a sua argumentação. Com certeza, eles teriam uma produtividade menor e atuação mais limitada, não é mesmo?

Por outro lado, os recursos tecnológicos, como os softwares, têm a função de agilizar e otimizar o trabalho dos advogados. Nesse sentido, a tarefa de pesquisar e coletar as informações em sites de Tribunais para a posterior emissão de um relatório fica a cargo dessas ferramentas automatizadas.

Com isso, as tarefas operacionais consideradas mais simples são delegadas aos softwares. Como consequência, os advogados têm mais tempo para se dedicar às atividades mais importantes e complexas, que exigem mais concentração e raciocínio. E uma equipe produtiva traz resultados melhores e mais rápidos.

Traz mais qualidade para a argumentação jurídica

Por outro lado, as técnicas de Jurimetria proporcionam as condições adequadas para que o advogado possa elaborar as suas peças processuais com maior embasamento legal e doutrinário. E isso é fácil de perceber. já que é por meio da análise do histórico das sentenças prolatadas pelo juiz, o advogado pode identificar as teses que melhor se encaixam no entendimento desse magistrado. Logo, maiores são as chances de o seu cliente obter êxito na demanda.

Promove uma melhor gestão do escritório

Os softwares que são utilizados na Jurimetria também podem auxiliar na gestão do escritório. Esses mecanismos têm funcionalidades que ajudam na organização financeira e gastos internos, controle de publicações e prazos processuais, monitoramento sobre a quantidade de processos com êxito, entre ouras funções.

Como utilizar a Jurimetria no escritório de advocacia?

A Jurimetria se baseia na utilização de tecnologias, em prol de maior rapidez e qualidade para as tarefas jurídicas. Essa metodologia não tem o poder nem a intenção de substituir as funções desempenhadas pelo advogado.

O objetivo é complementar o trabalho e servir como uma base de apoio imparcial e confiável, de modo que venha agregar mais conhecimento jurídico. Isso porque a ferramenta não tem o potencial de concluir um raciocínio da forma como a mente humana consegue.

Como você pôde perceber, a Jurimetria é uma estratégia bastante eficiente para aumentar a produtividades do advogado 4.0. Esse profissional é responsável pelo futuro do Direito. Nesse sentido, colocar em prática o conhecimento que foi adquirido por meio dessa metodologia pode ser um fator decisivo para o sucesso do escritório de advocacia.

Deseja se destacar em meio à concorrência? Quer ficar por dentro da transformação digital que vem acontecendo no mundo jurídico? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos de qualidade no seu e-mail!

Torne-se protagonista. Seja um New Lawyer
Fique por dentro de como o Direito está mudando no Brasil e no Mundo.
Receba nossa Newsletter.